Início / Notícias

Notícia

5 de Abril de 2021 | 12h24

Unimed Sorocaba doa cadeiras de rodas à Abos, Instituto Maria Claro, Apae de Sorocaba e Vila dos Velhinhos

Nos dias 8 e 22 de março, a Unimed Sorocaba e a empresa Multilixo Remoções de Lixo realizaram a doação de duas cadeiras de rodas à Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba (Abos) e ao Instituto Maria Claro. 

A ação foi possível graças à campanha “Eu Ajudo na Lata”, que arrecada lacres de latinhas de alumínio para venda. O valor é convertido em itens para doação. Em 2020, mesmo com as preocupações e restrições relacionadas à Covid-19, foram arrecadados 48,20 kg de lacres. Os pontos de coleta estão listados ao final deste texto. Contribuíram cooperados, colaboradores, clientes e parceiros da Cooperativa.

Em paralelo, houve também a doação de outras duas cadeiras, por meio da contribuição pessoal de Rio Negro Razuk, que presta apoio externo/mercado à empresa Multilixo. Estes itens foram direcionados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sorocaba e à Vila dos Velhinhos de Sorocaba.

Participaram da entrega Taciana Leoncio, líder de Meio Ambiente da Unimed Sorocaba; Rio Negro Razuk, apoio externo/mercado da empresa Multilixo; Ana Lúcia Teixeira, coordenadora da Abos; Larissa Corrêa Manoel Manca e Erika Rabe Janovit, respectivamente, coordenadora e voluntária do Instituto Maria Claro; Cátia Cristian Rocha, Paulo Cesar de Souza Mendonça e Renata Robeiro Cé, respectivamente, coordenadora técnica, fisioterapeuta e arte-terapeuta da Apae; e Patrícia Silva e Rosana Paulete Tozzato, respectivamente, secretária e assistente social da Vila dos Velhinhos de Sorocaba.

“No processo de reciclagem, já temos a satisfação do ganho ambiental e da preservação de recursos naturais. A isso, soma-se a gratidão em poder ajudar o próximo em algo tão importante, que é a locomoção. Temos muito orgulho em participar de um projeto tão especial e prazeroso quanto este”, disse Danilo Urias, diretor da Multilixo. 

Rio Negro Razuk completou: “A maior recompensa de todo o nosso esforço é quando vemos o envolvimento da comunidade com o projeto, sobretudo quando aparece o sorriso no rosto daqueles que recebem as cadeiras de rodas. Graças a uma corrente de amor, dedicação e solidariedade, formada por empresas como a Unimed Sorocaba, conseguimos, de alguma forma, ajudar quem mais precisa”.

Segundo Taciana Leoncio, o “Eu Ajudo na Lata” realizou a coleta dos lacres e, em seguida, vendeu-os à Multilixo Remoções de Lixo. “Para contribuir com a campanha, ela adquire esse material a um valor superior ao do mercado. Além disso, a empresa parceira Dimeso Distribuição facilitou a compra das cadeiras de rodas. Neste ano, também tivemos a contribuição pessoal de Rio Negro, que nos possibilitou a ampliação do número de doações, em relação aos anos anteriores.”

Sobre a Abos

A Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba foi fundada em 1988 para amparar pacientes carentes que estejam passando pelo tratamento de câncer em hospitais da cidade. Por lá, já passaram mais de 12 mil pessoas. 

Os serviços são gratuitos e incluem hospedagem, alimentação, atividades recreacionais e apoio da equipe médica e de técnicos de enfermagem. Também são distribuídos, sem custo algum, medicamentos para controle da dor. A sede comporta 40 leitos e abriga os pacientes de segunda a sexta-feira.

A Abos aceita doações de móveis, roupas, utensílios domésticos, materiais de limpeza e de escritório, equipamentos eletrônicos, entre outros. Os itens podem ser entregues no bazar (Rua Souza Pereira, 368 – Centro) ou na sede (Rua João Crespo Lopes, 415 – Jardim América).

Sobre o Instituto Maria Claro

A entidade teve início na década de 1960. O projeto inicial era a instalação de um sanatório, porém, isto mudou com o passar dos anos, a fim de atender a real necessidade de Sorocaba: uma creche para crianças com deficiências múltiplas. 

Hoje, o Instituto Maria Claro atende 130 crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social. São oferecidos, gratuitamente, atendimento terapêutico e acompanhamento pedagógico e psicossocial.

O departamento de telemarketing entra em contato com diversas pessoas em busca de contribuintes mensais. Esta contribuição pode ser feita por meio de depósito bancário no Banco do Brasil, agência 0191-0, conta corrente 7262-1. O site mariaclaro.org.br também dispõe de uma Ficha de Contribuinte Espontâneo para estas doações.

Sobre a Apae Sorocaba

A entidade possui, aproximadamente, 70 funcionários. Juntamente aos voluntários, eles acolhem cerca de 340 pessoas com diferentes níveis de limitações intelectuais, físicas ou múltiplas. O atendimento médio diário gira em torno de 230 pacientes.

A Apae Sorocaba aceita toda espécie de contribuição – incluindo móveis, roupas, utensílios domésticos, materiais de limpeza e de escritório, equipamentos eletrônicos, entre outros. Os itens são retirados no local indicado pelo doador. 

Há, ainda, a possibilidade de contribuir em espécie, na sede da entidade (Rua Ubirajara, 528 – telefone 3219-2499) ou nas contas correntes do Banco do Brasil (agência 191-0, conta 3725-7) e da Caixa Econômica (agência 4137, conta 977-7). 

Sobre a Vila dos Velhinhos de Sorocaba

A Vila dos Velhinhos acolhe, atualmente, 110 idosos e oferece alimentação, atenção básica de saúde, atividades de recreação e um ambiente amigável. Ela busca proporcionar a despreocupação em face do amanhã e a alegria de que se fizeram merecedores por sua contribuição à sociedade.
A entidade aceita voluntários que realizem visitas aos idosos, a fim de proporcionar calor humano e carinho. Estas podem ser feitas diariamente, das 14 às 16 horas. Também podem ser doados alimentos, medicamentos e outros itens, além de contribuir em espécie, por meio do Banco do Brasil (agência 0191-0, conta 140.220-X).

Eu Ajudo na Lata

A arrecadação de lacres de latinhas de alumínio tem papel fundamental para possibilitar a continuidade do “Eu Ajudo na Lata” e das doações de equipamentos de acessibilidade.

Os pontos de coleta são: 

Hospital Dr. Miguel Soeiro (balcão da Padaria Real, ao lado das máquinas de refrigerante, entrada de funcionários e refeitório)
Rua Antônia Dias Petri, 135 – Pq. Santa Isabel

Unidade Comercial 
Av. Barão de Tatuí, 520 – Jardim Vergueiro

Unidade Operacional
Rua Capitão Nascimento Filho, 346 – Jardim Vergueiro

Unidade Intercâmbio
Rua Salvador Corrêa, 458 – Jardim Vergueiro

Unidade Riachuelo
Rua Riachuelo, 480 – Centro

Farmácia Comercial 
Av. Antônio Carlos Cômitre, 580 – Pq. Campolim

Unidade Zona Norte
Av. Itavuvu, 3373 - Shopping Cidade - Piso L1 - Jardim Santa Cecilia

Leroy Merlin
Rodovia Raposo Tavares - Parque Reserva Fazenda Imperial

SICOOB Sorocaba
Rua Professora Zélia Dulce, nº 343 - Jd. Paulistano

Restaurante Porquillo
Rua Salvador Corrêa, 685 - Jardim Vergueiro

Colégio Objetivo Salto de Pirapora
Rua Paulo dos Santos Guilherme, nº 85 – Jd. Áurea - Salto de Pirapora

JCB do Brasil
Av. Joseph Ciryl Bamford, 3600 - Éden Sorocaba/SP

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: